Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

13 de agosto de 2009

Como definir Probabilidade?

Essa é uma questão que já deu, e provavelmente (sem trocadilhos!) ainda vai dar, margem a muita discussão...

Tanto na nova ISO 31000:2009 como no ISO Guia 73:2009, o termo Probabilidade está sendo definido da seguinte forma:

Probabilidade (likelihood) é a chance de algo acontecer.

NOTA 1 - Na terminologia de gestão de riscos, a palavra ”probabilidade" é utilizada para referir-se à chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (tal como uma probabilidade ou uma frequência durante um determinado período de tempo).

NOTA 2 - O termo em Inglês "likelihood" não têm um equivalente direto em algumas línguas; em vez disso, o equivalente do termo "probability" é frequentemente utilizado. Entretanto, em Inglês, "probability" é muitas vezes interpretado estritamente como uma expressão matemática. Portanto, na terminologia de gestão de riscos, ”likelihood" é utilizado com a mesma ampla interpretação de que o termo "probability" tem em muitos outros idiomas além do Inglês.

A outra definição de Probabilidade só aparece no ISO Guia 73:2009 e é a seguinte:

Probabilidade (probability): medida da chance de ocorrência expressa como um número entre 0 e 1, onde 0 é a impossibilidade e 1 é a certeza absoluta.

Vejam o que eu já escrevi aqui no Blog sobre Probabilidades e Riscos Subjetivos.

Aproveitando esse assunto, aí vai um rápido teste para vocês: Qual é a probabilidade de acontecer algum dano à integridade física do chefe do NAPO nesta aventura, digamos, cáustica?