Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

15 de outubro de 2009

"Como podemos demonstrar que nossa empresa gerencia seus riscos de forma eficaz?"

Bem, amigos. Esta é uma pergunta que ouviremos cada vez mais daqui pra frente...

Com a chegada da ISO 31000 (que sem dúvida será um modelo internacional de Gestão de Riscos "de peso"), tenho a firme convicção de que inúmeras organizações ao redor do mundo desejarão demonstrar para seus stakeholders que elas têm capacidade de gerenciar seus riscos estratégicos e operacionais de forma estruturada, sistemática e... eficaz!

Mas, como demonstrar essa capacidade se a ISO 31000 não será (felizmente!) uma norma certificável?

Pensando nisso há um bom tempo - e principalmente por causa de vários problemas recorrentes no mercadão de certificação de sistemas de gestão (problemas esses que não vêm ao caso discuti-los agora), o QSP criou o Programa SDoC - Declaração de Conformidade de Fornecedor, baseado nas normas internacionais ISO/IEC 17050:2004 - partes 1 e 2. Nesse link aí indicado, vocês vão conhecer o que é a SDoC, seus benefícios e os requisitos para sua emissão pela própria organização.

Com o nosso Programa SDoC aplicável também à ISO 31000, empresas e instituições terão uma real possibilidade de melhorar para valer seus processos de GR e demonstrar sua capacidade de gerenciar riscos, a partir de mecanismos exclusivos que criamos para elas (quem quiser conhecer em detalhes nosso Programa SDoC e saber como faremos no caso específico da não-certificável ISO 31000, favor nos contatar através do e-mail iso31000@qsp.org.br).