Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

2 de outubro de 2010

Nova referência mundial para Avaliação de Riscos

Como vocês sabem, todas as atividades de uma organização envolvem riscos que devem ser gerenciados. O Processo de Gestão de Riscos (PGR) auxilia a tomada de decisão, levando em consideração as incertezas e a possibilidade de circunstâncias ou eventos futuros (intencionais ou não intencionais) e seus efeitos sobre os objetivos acordados.

Já o Processo de Avaliação de Riscos (PAR) é a parte da Gestão de Riscos que fornece um processo estruturado para identificar como os objetivos podem ser afetados, e analisa o risco em termos das consequências e suas probabilidades, antes de decidir se um tratamento adicional é requerido. O PAR tenta responder às seguintes questões fundamentais:

• O que pode acontecer e por quê (pela identificação de riscos)?
• Quais são as consequências?
• Qual é a probabilidade de sua ocorrência futura?
• Existem fatores que mitigam a consequência do risco ou que reduzem a probabilidade de ocorrência do risco?
• O nível de risco é tolerável ou aceitável e requer tratamento adicional?

A nova norma internacional ISO/IEC 31010:2009 (Gestão de riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos) foi desenvolvida em conjunto pela ISO e sua parceira, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

"O novo padrão foi construído para aplicação tanto por novatos na Gestão de Riscos como por experientes profissionais. A norma é parte de uma estrutura integrada de normas de Gestão de Riscos, desenvolvidas com vistas a proporcionar uma abordagem de ‘melhores práticas’ para todas as organizações", comenta Eric Mahy, líder do comitê que desenvolveu a nova referência mundial para o Processo de Avaliação de Riscos (PAR).

Na prática, a ISO/IEC 31010 auxilia as organizações na implementação dos princípios e diretrizes de Gestão de Riscos fornecidas pela ISO 31000:2009 (Gestão de riscos - Princípios e diretrizes), complementada pelo ISO Guia 73:2009 (Gestão de riscos – Vocabulário).

A versão em português da 31010 deverá ser publicada em breve.

O QSP está lançando o 1º Curso sobre a nova ISO/IEC 31010. Mais informações podem ser obtidas por aqui.