Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

7 de novembro de 2010

Você sabe o que são "Riscos Negativos" e "Riscos Positivos"?

Já faz mais de 6 anos que eu e o engº Mario Fantazzini publicamos alguns slides que fazem uma comparação interessante entre os chamados 'Riscos Negativos' e os 'Riscos Positivos', e apresentam uma proposta inicial para a Análise de Oportunidades (até hoje, aliás, pouco explorada, de forma sistemática, nas organizações).

Existe um recorrente equívoco conceitual sobre esses termos, que vejo diariamente na imprensa, na academia, nas empresas, etc. O equívoco é o seguinte: conceitualmente, não se pode contrapor os termos "risco" e "oportunidade". O correto é contrapor ameaça (ou perigo) x oportunidade. "Risco" se refere tanto a ameaças (que geram impactos negativos) como a oportunidades (que geram impactos positivos). A moderna Gestão de Riscos, conforme abordada na nova ISO 31000, trata desses conceitos em profundidade...

Vejam este SlideShow que preparei, atualizando aqueles slides originais que fizemos em 2004:

O que são "Riscos Negativos" e "Riscos Positivos"? (*)...
(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.