ISO 31000: A Nova Era da Gestão de Riscos!

7 de abril de 2011

Nova ISO 19011 de Auditoria de Sistemas de Gestão

Está chegando a norma internacional ISO 19011:2011 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. Ela substituirá a edição atual e irá abranger auditorias de qualquer sistema de gestão, não só os SGs da qualidade e ambiental como acontece hoje...

Desde a primeira publicação da ISO 19011 em 2002, uma série de novas normas de sistemas de gestão têm sido publicadas. Isso resultou na necessidade de se considerar um escopo mais amplo para as auditorias de sistemas de gestão.

A nova ISO 19011 está passando do estágio DIS para o FDIS - Final Draft International Standard, e é nesse contexto mais amplo que a revisão da norma fornece diretrizes para todos os tipos de usuários, incluindo pequenas e médias empresas, e se concentrando especialmente nas auditorias internas (de primeira parte) e nas auditorias de segunda parte (de fornecedores, por exemplo).

A nova norma não estabelece requisitos, mas sim fornece orientações sobre a gestão de programas de auditoria e sobre a condução de auditorias de sistemas de gestão em geral, além de abordar a competência e a avaliação de auditores e de equipes de auditoria.

A ISO 19011:2011 poderá ser utilizada por uma ampla gama de usuários, incluindo auditores, organizações que implementam sistemas de gestão, e organizações que necessitam realizar auditorias por razões contratuais ou regulamentares. Também pode ser utilizada para fins de Declaração de Conformidade, bem como pode ser útil para organizações envolvidas em ações de formação e certificação de auditores.

As diretrizes da ISO 19011 são bastante flexíveis. Como indicado em vários pontos do texto revisado, a utilização da norma pode diferir de acordo com o tamanho, com o nível de maturidade do sistema de gestão, com a natureza e a complexidade da organização a ser auditada, bem como com os objetivos e o escopo das auditorias a serem realizadas.

A versão final da nova ISO 19011 deverá ser publicada no quarto trimestre deste ano.

PS: a nova ISO 19011:2011 será muito importante para dar suporte à realização de auditorias de Sistemas de Gestão de Riscos, como aquelas previstas na norma de requisitos QSP 31000:2010.

LEIA AQUI A ATUALIZAÇÃO DESTE POST.