Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

13 de dezembro de 2013

Governo admite rever exigências da NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos)

Em meio à pressão do empresariado, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, promete rediscutir a norma regulamentadora nº 12 (NR 12), que muda radicalmente as exigências de segurança no manuseio de máquinas e equipamentos de todos os segmentos da indústria. O objetivo da norma é proteger o trabalhador, alinhando os padrões de segurança do país aos modelos europeus.

Os empresários querem revisar as regras e adiar os efeitos da NR 12. Na prática, dizem eles, o que se criou é uma camisa de força para a indústria. Eles reclamam que a norma dá margem a interpretações subjetivas e cria um ambiente de insegurança jurídica, além dos elevados custos de adaptação. O custo "inicial" dos ajustes pode chegar à estratosférica conta de R$ 100 bilhões, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ministro disse ao jornal Valor Econômico que "vem debatendo o assunto com todos os setores envolvidos para chegar a um consenso".

A NR 12 está em vigor desde dezembro de 2010, mas só nos últimos meses começou a assustar a indústria. Neste ano, até agosto, a fiscalização do Ministério do Trabalho bateu recorde de autuações - mais de 7,2 mil, o triplo do verificado em 2011.

  • Para continuar lendo a matéria do jornal Valor Econômico, entre por aqui.
  • Para acessar o texto na íntegra da NR 12, clique aqui.
  • Para saber como selecionar e aplicar as técnicas de Risk Assessment (Avaliação de Riscos conforme a norma internacional ISO/IEC 31010), participe deste curso pioneiro do QSP !
  • E, para descontrair um pouco, assista a esta nova aventura do nosso amigo NAPO...