Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

27 de janeiro de 2014

Serviços QSP de Análise e Avaliação de Riscos (conforme a norma ISO/IEC 31010)

O QSP é um dos maiores divulgadores no Brasil da norma ISO/IEC 31010 - Gestão de riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos. Essa norma de diretrizes é a nova referência internacional para a seleção e uso das técnicas e ferramentas de risk assessment mais adotadas em todo o mundo.

Os especialistas do QSP, que aplicam essas técnicas e ferramentas em clientes de vários setores (indústria química e petroquímica, óleo e gás, energia, mineração, construção pesada, alimentos, administração pública, entre outros), são profissionais altamente gabaritados e com grande experiência, inclusive, em gerenciar workshops
com equipes de avaliação de riscos das empresas-clientes.


As técnicas e ferramentas de avaliação de riscos mais utilizadas pelo QSP, descritas na ISO/IEC 31010 e totalmente adaptáveis a qualquer tipo de organização, abrangem Riscos Estratégicos e Operacionais, Segurança de Processos, Riscos de Projetos, Riscos Socioambientais, Continuidade de Negócios, etc. e são as seguintes:

  • Análise Preliminar de Perigos (PHA);
  • Estudo de Perigos e Operabilidade (HAZOP);
  • Técnica Estruturada de What-If (SWIFT);
  • Análise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA/FMECA);
  • Análise de Árvore de Falhas (FTA);
  • Análise da Gravata Borboleta (Bow-Tie Analysis);
  • Análise de Camadas de Proteção (LOPA);
  • Análise de Causa-Raiz (RCA);
  • Análise de Impactos nos Negócios (BIA). 

Esta tabela
 mostra como as técnicas e ferramentas de risk assessment deveriam ser selecionadas e aplicadas em cada etapa do processo de avaliação de riscos, de acordo com a ISO/IEC 31010, bem como apresenta a atual visão do QSP para conectá-las aos sistemas de gestão de uma organização.

Especificamente em relação aos Riscos Socioambientais, nossos especialistas prestam também serviços de avaliação quantitativa de riscos para modelagem e quantificação de efeitos de acidentes potenciais, incluindo explosões, radiações térmicas e liberações tóxicas, através de simulações em softwares de última geração.

Mais informações sobre os Serviços QSP de Análise e Avaliação de Riscos podem ser obtidas através do telefone:(11) 3704-3200 ou do e-mail: qsp@qsp.org.br.

Conheça também: