Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

22 de maio de 2014

Recall de produtos: conheça as diretrizes da nova norma ISO 10393

Iniciamos ontem um debate no nosso grupo no LinkedIn sobre a seguinte notícia do dia: GM faz novo recall de milhões de carros e assusta investidor...

Hoje vamos apresentar para vocês o projeto da ABNT (ainda não publicado) de tradução da norma internacional ISO 10393:2013Recall de produto de consumo - Diretrizes para fornecedores.

O objetivo da ISO 10393 é fornecer orientações a fornecedores de produtos de consumo, quando ações corretivas - incluindo recalls - precisarem ser executadas por eles. A norma apresenta também as melhores práticas para conduzir um recall de produto, sempre que necessário.

As diretrizes da ISO 10393 fornecem informações e ferramentas que fornecedores de todos os tamanhos podem usar para desenvolver um programa de recall documentado e validado, que poderá ajudá-los a implementar os recalls em tempo adequado, minimizando riscos legais e riscos à reputação e, principalmente, reduzindo riscos à saúde e segurança dos consumidores.

Juntamente com a ISO 10377:2013Segurança de produto de consumo - Diretrizes para fornecedores, as duas normas formam um conjunto de diretrizes práticas para auxiliar as organizações a avaliar e gerenciar a segurança dos produtos de consumo que fornecem - desde o projeto do produto, passando pela entrada de matérias-primas, produção, distribuição e disponibilização no comércio, até a entrega do produto para o usuário final e seu descarte.

Vejam a seguir o projeto de tradução proposto para a ISO 10393:2013.

Visualize a apresentação por aqui.