ISO 31000: A Nova Era da Gestão de Riscos!

10 de outubro de 2014

O efeito de um risco é sempre negativo?

A atual definição de risco conforme a norma ISO 31000 (efeito da incerteza nos objetivos) levanta a seguinte questão: o efeito de um risco é sempre negativo?

Especialmente por causa das novas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, essa questão no momento é motivo de longos debates entre profissionais de várias áreas, o que na prática poderá ter implicações profundas sobre a forma como a Gestão de Riscos é vista e implementada numa organização.

Esta apresentação do Dr. David Hillson (Extending the risk process to manage opportunities) resume muito bem como nós do QSP enxergamos a relação entre os conceitos de risco, ameaça e oportunidade (para os leitores das áreas de Qualidade, Meio Ambiente, etc., estamos nos referindo à seção 6.1 das novas normas ISO).

Enfim, a proposta do QSP para as organizações e profissionais de todas as áreas é que utilizem exatamente o mesmo processo de Gestão de Riscos recomendado pela ISO 31000, tanto para gerenciar riscos associados a ameaças como para gerenciar riscos associados a oportunidades!