Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

19 de novembro de 2014

O app que pode mudar a prevenção de acidentes e a gestão da qualidade no Brasil

Aplicativo "QSMS Grátis" acaba de ser lançado e já está disponível para todos os interessados.
Os acidentes do trabalho no Brasil são, há décadas, um grande desafio para governos, empresários e, é claro, para os próprios trabalhadores. Apesar dos incontáveis esforços, iniciativas e normas legais sobre o tema, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que os objetivos desejados sejam alcançados.

No campo da Qualidade, a situação não é muito diferente. Para o engenheiro Francesco De Cicco, diretor executivo do QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade, "os Procons estaduais têm batido recordes sucessivos de reclamações dos consumidores por causa da má qualidade de produtos e serviços, sem falarmos que a quantidade de recalls no Brasil disparou nos últimos anos, sinalizando claramente que temos sérios problemas de qualidade em nosso País".


Por outro lado, no âmbito das empresas, Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (cuja sigla mais usual é QSMS) são disciplinas que têm sido tratadas cada vez mais de forma integrada. O que tem faltado, segundo a opinião de especialistas, é uma ferramenta que estimule e facilite o engajamento das pessoas na identificação, reporte e solução de problemas que podem gerar perdas e danos aos trabalhadores, ao meio ambiente e à qualidade de produtos e serviços.

Considerando todos esses fatores e os contínuos desafios e oportunidades existentes no Brasil (e em outros países latino-americanos), o QSP e a empresa Mellora da Noruega decidiram firmar um acordo de cooperação para a distribuição do aplicativo QSMS Grátis em língua portuguesa e espanhola.

O app QSMS Grátis é o 1º aplicativo do mundo sobre Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional, lançado originalmente em 2012 pela Mellora e agora, no Brasil e em outros países da América Latina, exclusivamente pelo QSP (como o próprio nome indica, o app é totalmente gratuito e pode ser baixado em celulares e smartphones por qualquer interessado).

Na opinião de Trond Hansen, CEO da Mellora e desenvolvedor de diversos aplicativos para dispositivos móveis, "o app QSMS Grátis é uma ferramenta simples e eficaz, que aumenta a probabilidade das pessoas identificarem e relatarem questões de QSMS e, portanto, aumenta as oportunidades de melhoria tanto da prevenção de acidentes como da gestão da qualidade de produtos e serviços".

Para que os interessados tenham rápido acesso a todas as informações sobre as funcionalidades e o uso do aplicativo nas organizações, o QSP criou um hotsite exclusivo para o app QSMS Grátis, incluindo os links para baixá-lo nas lojas da Apple e Google Play. O hotsite encontra-se no endereço: http://www.qsp.org.br/qsms.shtml.