Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

13 de novembro de 2009

Publicada finalmente a ISO 31000 !

A previsão era até o final de outubro... mas, com 13 dias de atraso, finalmente foi publicada hoje a primeira norma internacional da história sobre Gestão de Riscos: a ISO 31000:2009, que poderá ser adotada por organizações de todos os tipos e tamanhos, de qualquer setor de atividade (indústrias, instituições financeiras, órgãos públicos, hospitais, etc).

De quebra, foi publicado simultaneamente, conforme previsto, o ISO Guide 73, de termos e definições da Gestão de Riscos.

Espera-se que, com o lançamento oficial destes padrões internacionais, se amplie e consolide uma nova e longa era da Gestão de Riscos, através de uma visão e linguagem universal do tema, reduzindo assim significativamente os "silos" em que a Gestão de Riscos tem sido aplicada nos últimos anos. Desde julho deste ano, nosso Blog tem se dedicado - e vai continuar se dedicando - a destrinchar os vários aspectos desta nova era...

No Brasil, também haverá um pequeno atraso, e tanto a ABNT NBR ISO 31000 como o ABNT ISO Guia 73 (que são as traduções oficiais da 31M e do Guide 73) deverão ser publicados em breve.

Na semana de 14 a 18 de dezembro de 2009, o QSP realizará o 1º Curso de Capacitação na nova norma internacional.

PS1: para comemorar esta data histórica para a Gestão de Riscos (13 de novembro) - e o final da "novela" da criação da 31M, demos um rápido descanso para o nosso amigo NAPO, conforme vocês podem notar na figura acima...
PS2: o fato de o lançamento da norma internacional de Gestão de Riscos ter caído numa 6ª feira, 13, é mera coincidência... e não tem nada a ver com as Leis de Murphy, OK? :-)