Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

11 de dezembro de 2010

Definição de Critérios de Risco

A subseção 5.3.5 da ISO 31000 diz o seguinte:

Convém que a organização defina os critérios a serem utilizados para avaliar a significância do risco. Convém que os critérios reflitam os valores, objetivos e recursos da organização. Alguns critérios podem ser impostos por, ou derivados de requisitos legais e regulamentares e outros requisitos que a organização subscreva.

Convém que os critérios de risco sejam compatíveis com a política de gestão de riscos da organização (ver 4.3.2), sejam definidos no início de qualquer processo de gestão de riscos e sejam analisados criticamente de forma contínua.

Ao definir os critérios de risco, convém que os fatores a serem considerados incluam os seguintes aspectos:
  • a natureza e os tipos de causas e de consequências que podem ocorrer e como elas serão medidas;
  • como a probabilidade será definida;
  • a evolução no tempo da probabilidade e/ou consequência(s);
  • como o nível de risco deve ser determinado;
  • os pontos de vista das partes interessadas;
  • o nível em que o risco se torna aceitável ou tolerável, e
  • se convém que combinações de múltiplos riscos sejam levadas em consideração e, em caso afirmativo, como e quais combinações convém que sejam consideradas.
Para exemplificar como seriam considerados os vários tipos de riscos de uma organização na definição desses critérios, preparei a seguinte amostra para vocês (*):

(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.