Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

14 de setembro de 2011

Diretrizes para a Gestão de Riscos de Segurança: você conhece o ISO Guide 51 (Safety)?

Olá, amigos.

Tenho o prazer de apresentar para vocês a edição em vigor (de 1999) do ISO/IEC Guide 51 - Safety aspects — Guidelines for their inclusion in standards, que fornece diretrizes para a inclusão de aspectos de Segurança (Safety) nas normas internacionais, mas seus princípios também podem ser utilizados sempre que tais aspectos de Segurança tiverem que ser considerados pelas organizações em geral.

Além disso, o texto a seguir pode dar mais subsídios aos integrantes do nosso grupo Sucesso Sustentado para responderem ao DESAFIO proposto, cujo prazo de participação se encerra no dia 26 de setembro.

Complementarmente, recomendo aos interessados que acompanhem a discussão intitulada "Falsas Gêmeas: Safety x Security", no link: http://linkd.in/SAFETYxSECURITY, bem como comparem e interpretem todos esses conceitos em relação ao "documento-mãe", ou seja, em relação à nova norma ISO 31000 de Gestão de Riscos.

O texto na íntegra do ISO/IEC Guide 51:1999 pode ser visualizado a seguir. Ele, infelizmente, ainda (!!??) não foi traduzido para o Português...

Participem das discussões do nosso grupo, pois é fundamental haver uma uniformização de linguagem e entendimento de conceitos básicos!

No momento, o ISO/IEC Guide 51:1999 está disponível para visualização somente para os Associados ao QSP.