Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

19 de outubro de 2011

Gestão de Crises | Eventos Adversos nos Serviços de Saúde

O Manual de Implementação da ISO 31000, no capítulo "Planejamento de Contingências", destaca que uma maneira de tratar as consequências é através do planejamento e da prontidão para contingências (incluindo crises), para que a organização possa agir rapidamente e impedir perdas e prevenir ou limitar descontinuidades. Isso requer que os planos sejam embasados em bons princípios de Gestão de Riscos e sejam testados e atualizados.

Na área da Saúde, os eventos adversos sérios (também chamados eventos sentinela) são aqueles que "resultam em dano permanente psicológico e/ou físico (ou morte) em um ou mais pacientes".

Todos os dias, eventos adversos ocorrem dentro do Sistema de Saúde, causando danos aos pacientes, suas famílias, funcionários (incluindo pessoal médico), à comunidade e à organização. Na crise que muitas vezes emerge, o que diferencia as organizações, positiva ou negativamente, são os seguintes pontos:
  • sua cultura de Segurança (Gestão de Riscos),
  • o papel do conselho de administração e da liderança executiva,
  • o planejamento avançado para tal evento,
  • a priorização equilibrada das necessidades do paciente e da família, dos colaboradores e da organização, e
  • como as ações imediatas e ao longo do tempo trazem empatia, apoio, resolução, aprendizagem e aperfeiçoamento.

Os riscos de não
responder a esses eventos adversos de uma forma oportuna e eficaz são significativos, e incluem: perda de confiança, ausência de cura, não aprendizagem e aperfeiçoamento, envio de mensagens confusas sobre o que é realmente importante para a organização, aumento da probabilidade de ações judiciais e grandes desafios com a mídia.


No white paper abaixo (*), produzido e divulgado esta semana pelo IHI -  Institute for Healthcare Improvement, são apresentadas uma abordagem global e as ferramentas para apoiar o processo de preparação de um plano pró-ativo para gerenciar eventos adversos sérios, e o processo de resposta reativa a uma emergência de uma organização que não tem esse plano.

(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO. 
___________________________________________________
Conheça também este novo curso do QSP: 
Capacitação em Gestão de Crises e Continuidade de Negócios