ISO 31000: A Nova Era da Gestão de Riscos!

12 de outubro de 2011

Na implantação da ISO 31000 de Gestão de Riscos, como vencer resistências internas ou comportamentos arraigados?

O Manual de Implementação da ISO 31000 enfatiza que o processo requerido para o estabelecimento de uma Gestão de Riscos eficaz, como parte dos negócios do dia-a-dia no âmbito organizacional e, consequentemente, nos níveis operacional, de projeto e de equipe, pode provavelmente exigir uma mudança de cultura em muitas organizações.

As atividades que dão suporte à mudança de cultura incluem:
  • Garantia do apoio da alta direção.
  • Desenvolvimento de uma filosofia de Gestão de Riscos e de uma consciência em relação a riscos em todos os níveis de direção. Isso pode ser facilitado por treinamento, educação e instruções gerais da direção executiva, e através do exame de como os riscos foram gerenciados no passado.
  • Histórias de sucesso, que devem ser desenvolvidas e ‘vendidas’.
  • Pessoa (ou equipe) com autoridade, em nível sênior, designada para patrocinar ou ser o ‘champion’ da iniciativa.
  • Gerentes estimulando e dando apoio ao pessoal para gerenciar os riscos. Falhas em gerenciar riscos podem resultar em perda de oportunidades ou ameaçar o pessoal e os objetivos da organização.

Venha discutir essa importante questão no nosso grupo Sucesso Sustentado...

Leia antes o artigo abaixo (*), que acabou de ser publicado na revista Risk Management, da Austrália...

(*) AVISO: desde o dia 01/9/2016, este conteúdo está disponível somente para os inscritos no Curso a Distância de Atualização Profissional em Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, QSMS e Normas ISO.