Em junho/2016, criamos o 'Blog do De Cicco' sobre a norma
ISO 31000 e suas aplicações.
Clique aqui para acessá-lo.

18 de julho de 2014

Quem se responsabiliza pelos riscos em sua empresa?

Para ajudar a responder a essa pergunta, compare sua organização às boas práticas recomendadas pela norma ISO 31000 no que tange à Responsabilização pelos Riscos (de qualquer tipo) na empresa:

"Formas avançadas de gestão de riscos incluem uma forma de responsabilização abrangente, integralmente aceita e muito bem definida, relativa aos riscos, controles e tarefas do tratamento dos riscos. Indivíduos designados aceitam suas responsabilidades, são adequadamente qualificados, e possuem recursos adequados para verificar controles, monitorar riscos, melhorar os controles, e comunicar-se eficazmente com as partes interessadas internas e externas sobre os riscos e sua gestão.

Isto pode ser indicado quando todos os membros de uma organização estão totalmente conscientes dos riscos, controles e tarefas para os quais são responsáveis. Normalmente, isso estará registrado em descrições de cargo/posição, em bancos de dados ou sistemas de informação. Convém que a definição das funções e responsabilidades relativas à gestão dos riscos faça parte de todos os programas de formação da organização.

A organização assegura que aqueles responsáveis estão equipados para desempenhar completamente as suas funções, fornecendo-lhes a autoridade, tempo, treinamento, recursos e habilidades suficientes para assumirem suas responsabilidades."

E então, na sua organização é assim ou falta muito para ela atingir esse estágio?

Nosso amigo NAPO também quer transmitir-lhe uma mensagem sobre responsabilidades...