ISO 31000: A Nova Era da Gestão de Riscos!

16 de setembro de 2009

Integrando Sustentabilidade Empresarial e Gestão Total de Riscos

Tenho o prazer de comunicar aos amigos que acompanham o nosso Blog que acabou de ser publicada a versão DIS da futura norma internacional ISO 26000 de Responsabilidade Social. Para vocês, um presente especial (e autorizado!): façam aqui o download da ISO/DIS 26000 (somente em inglês, sorry!).

Vocês devem estar se perguntando: por que todo esse "oba-oba" em torno de outra norma ISO? E também: o que é que Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial tem a ver com Gestão de Riscos? E essa tal de "Gestão Total de Riscos"? (o que é a GTR?)

Eu já respondo: são exatamente essas e outras questões que iremos discutir no novo Blog que lançamos sobre a ISO 26000, agora que a 26M está com a "cara" bem definida! (a previsão de publicação da 26M como Norma Internacional é setembro de 2010).

E já adianto pra vocês: Responsabilidade Social e Sustentabilidade têm TUDO A VER com Gestão de Riscos. Argumentos não faltam...

Aguardem!

PS1: pra começar, eu pergunto para vocês: sabem quantas vezes aparece o termo "risk" na ISO/DIS 26000?

PS2: leiam aqui a matéria que saiu depois desta postagem, no dia 25/09/2009, no jornal Valor Econômico.

PS3: para quem quiser se capacitar na nova norma ISO 31000:2009 de Gestão de Riscos e começar a enxergar como ela se integra totalmente à Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, recomendo este curso do QSP: